quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como fazer Passaporte ? Como tirar passaporte

[BP]Como tirar Passaporte ?[/BP]



Querendo viajar para o exterior ? o passaporte é algo que você vai precisar, mais ai, aonde faço o meu passaporte ? o blog hareboo ensina, como você faz para tirar o seu pasaporte, vamos lá;

O interessado em tirar o passaporte comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado e deve procurar qualquer unidade descentralizada ou posto de atendimento do Departamento de Polícia Federal (DPF).

A criança menor de 12 anos pode apresentar a certidão de nascimento em substituição ao documento de identidade.

O documento de identidade apresentado poderá ser recusado se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitem a identificação do requerente.

Solicitação
A pessoa deve solicitar a emissão do passaporte pelo site. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336. Somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU). Pague-a, respeitando sua data de vencimento.

Pedido e retirada
É necessário comparecer ao posto do DPF com a documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio.

O site do DPF informa quais são as unidades em que se deve agendar o atendimento. Também é por meio do site que a pessoa deve acompanhar o andamento do pedido do passaporte.

O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo em até seis dias úteis. Busque seu passaporte no horário e local indicados. Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 dias serão cancelados.



Validade
Segundo a PF, a validade dos passaportes é de até cinco anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado novo passaporte.

Documentos que deve levar para fazer o passaporte.

Título de eleitor

Serviço militar (3°)
Certificado de naturalização - Para os brasileiros naturalizados, deve ser apresentado o certificado de naturalização.

Comprovante de pagamento - Também deve ser apresentado o comprovante de pagamento da taxa (RS 156,07, para novo modelo nas cidades onde ele está disponível; e R$ 89,71, para modelo de passaporte antigo), por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). Antes de efetivar o pagamento, verifique se a unidade arrecadadora foi preenchida corretamente. Não é possível requerer passaporte em unidade distinta daquela que constar na GRU.

CPF

A PF informa que existindo razões justificadas, outros documentos poderão ser exigidos a critério da autoridade expedidora. Para a identificação biométrica, o servidor do DPF fará a coleta de impressões digitais roladas dos dez dedos do requerente de passaporte, de sua fotografia facial e assinatura, por meio de equipamentos eletrônicos próprios.