domingo, 20 de novembro de 2011

Flores comestíveis: acrescente essa novidade no seu cardápio!

Flores comestíveis: acrescente essa novidade no seu cardápio!



As flores comestíveis estão sendo cada mais utilizadas nas refeições, pois contêm muitos benefícios para saúde com baixas calorias, já que cada 100 gramas equivalem apenas a 40 calorias, pois são cheias de água.
As vitaminas mais encontradas nesses alimentos são as vitaminas A e C, além dos minerais como ferro, potássio e cálcio.
As flores sempre foram utilizadas no cardápio, como alcachofras, couve-flor e brócolis, mais as que são consideradas ornamentais é que são a novidade do momento.
Lembrando que os caules e pistilos devem ficar fora das receitas, pois podem causar alergias e que nem todas as flores são comestíveis.
Confira abaixo algumas espécies que podem entrar na sua dieta.





Pétalas de Rosa:


Ricas em vitaminas podem ser utilizadas em pratos frios e sobremesas, infusões, conservas e dando um sabor totalmente especial a carnes. Ótima opção para entradas.

Begônia e Capuchinha:

Begônia

Capazes de compôr deliciosas saladas. No caso da capuchinha, além de um sabor picante é fonte de vitamina C.

Flor de Borago:


Outra opção para salada e podem também decorar sobremesas e bolos. Outra flor similar seria a calêndula, que pode também servir de corante em caldos, queijos amarelos e manteiga. É possível fazer crepes com as espécies e substituir o açafrão para cozinhar o arroz.

Lavanda:


Além do seu aroma calmante é bastante utilizado em infusões, sobremesas geladas, geleias, vinhos e vinagres por conter um toque cítrico.

Dente-de-leão:


Muito encontrada nos jardins, o dente-de-leão tem um leve sabor de mel depois de colhida e por isso muito apreciada em pratos doces. As folhas podem ser utilizadas com alho e azeite, pois possuem um sabor ácido.

Flor de cebolinha e alho:


Complementar nos temperos podem ser utilizados em qualquer prato.

A vantagem das flores comestíveis é que podem ser plantadas no seu quintal ou até mesmo dentro de casa.
Se você deseja plantar os ingredientes para salada, é muito simples, compre um vaso de 20 centímetros de altura furada no fundo e coloque uma camada de pedras, areia e terra.
O ambiente deve receber luz do sol 4 horas diariamente e o vaso deve ser regado todos os dias.
Depois de algum tempo é só colher e ir para a cozinha.