domingo, 20 de novembro de 2011

como utilizar a cadeirinha/bebê conforto com segurança

como utilizar a cadeirinha com segurança




 Como o cinto de segurança foi projetado apenas para os adultos o uso da cadeirinha é obrigatório para as crianças, as cadeirinhas foram criadas com o intuito de manter as crianças seguramente fixas no banco do veiculo o que faz com que em caso de acidente diminua a gravidade o força do impacto.



 Uma cadeirinha segura deve corresponder a normas de segurança estipuladas pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, e estarem presas ao banco de forma correta, pesas pelo cinto de segurança.


 Caso o manual de instruções forem em em outra língua ele deve ser traduzido para o nosso idioma, isto é lei, portanto obrigatório. 
  •  Utilização
  A criança deve ser atada ao sistema de fitas de contenção da cadeira, sem estar envolvida por mantas ou cobertores, também não deve estar em cima de almofadas. Caso esteja frio devesse colocar as mantas ou cobertores por cima da criança, depois que ela estiver corretamente atada a cadeirinha.


 Se o seu veiculo possui Air Bag para os passageiros do banco traseiro, você deve entrar em contato com o fabricante para obter mais informações de segurança para desativar este dispositivo. Faça isto na concessionaria com um profissional licenciado e apto a realizar este serviço pois trata se do seu filho, desconfie de serviços baratos.
  • Tipos de cadeirinhas ou Bebê conforto
Bebê-conforto: Desde o nascimento até 13 quilos ou 1 ano de idade conforme recomendação do fabricante, constituem a forma adequada à anatomia dos pequenos, mantendo-os na posição semi-ereta, impedindo fraturas de coluna e crânio por possuírem anteparos de proteção para a cabeça e pescoço, para que os bebês permaneçam confortavelmente seguros e fixos nas freadas, turbulências provocadas por buracos ou outras irregularidades na pista e é claro, nos acidentes. Seguindo o manual de instruções, pode ser fixado no centro do banco traseiro, ou no lado direito do passageiro preferencialmente no cinto de três pontos, de costas para o movimento. 


Assentos conversíveis: São adaptados para o uso desde os primeiros anos de vida até a fase pré-escolar, porque ela é readaptada a altura na medida que a criança cresce. Devem ser fixados conforme a indicação do bêbe-conforto (vide instrução acima), depois, devem ser convertidos para a cadeirinha, sentados de frente para o movimento, fixando-as no banco de trás, com as alças ajustadas aos ombros. Estes assentos devem ser utilizados até que a altura das orelhas da criança atinjam o topo das costas do assento ou os ombros se tornem muito largos para o encosto, ou quando ainda as tiras de contenção estiverem totalmente estendidas.


Cadeira de segurança: Entre 1 e 4 anos de idade, (mais ou menos entre treze e dezoito quilos) devem estar fixos pelo cinto de segurança do banco traseiro e de frente para o painel, protegem a cabeça e o tronco, podem possuir fitas de contenção de cinco pontos ou anteparos em forma de T ou de concha. Não é seguro para crianças com menos de um ano de idade.


Assento de elevação ou booster: Para crianças entre 4 e 7 anos e meio , são utilizados quando a criança ultrapassa os limites de tamanho para a utilização dos assentos de segurança, mas ainda não possuem altura para utilizarem a cinta do ombro do cinto de três pontos do veículo. Quando o veículo possuir cinto de três pontos no banco de trás, dar preferência para este modelo.